Questão 1 –
Jean Piaget nasceu a 9 de Agosto de 1986, em Neuchâtel, na Suíça. Estudou Filosofia e matemática, entre outras disciplinas, mais tarde dedicou-se á psicologia e psiquiatria. Piaget escreveu mais de cinquenta livros e vários artigos. Observando o desenvolvimento dos filhos, teve acesso a material para começar a produzir as suas primeiras obras e a sua teoria do desenvolvimento cognitivo. Jean Piaget ao observar os diálogos realizados com crianças mudou as concepções de inteligência e desenvolvimento humano. Os seus estudos centram-se na compreensão da natureza e evolução do conhecimento, ou seja, a sua estrutura (estruturalismo). Segundo esta ideia, o indivíduo é activo e constrói os seus conhecimentos (construtivismo). Para Piaget, o desenvolvimento intelectual surge através de mudanças nas estruturas do conhecimento, como resultado da presença de mecanismos específicos de adaptação, tais como a assimilação, a acomodação e equilibração. Perante um problema o indivíduo assimila novas informações nos esquemas mentais (assimilação), ao receber esses dados os esquema mentais reajustam-se às imposições anteriores, adaptando-se ao meio (acomodação). A assimilação e a acomodação ao entrarem em interacção criam um processo de equilibração. Piaget defende que, tanto factores hereditários como maturativos são necessários no desenvolvimento humano, contrariamente às perspectivas de outros teóricos, que valorizavam apenas um dos factores em detrimento de outro. Maior parte das suas investigações incidiu sobre a capacidade de raciocínio das crianças, chegando á conclusão que estas nascem sem mecanismos lógicos. Piaget considera o indivíduo um ser aberto, onde o inato e o adquirido se cruzam e estão presentes em simultâneo, uma vez que, o desenvolvimento humano acontece durante todo o ciclo de vida. Este processo de interacção que ocorre, é sequenciado por etapas, a que Jean Piaget chama de estádios de desenvolvimento. Uma criança de três anos consegue resolver um problema que uma de dois não consegue, porque possui uma estrutura mental diferente da anterior, que lhe possibilita resolver novos problemas e adaptar-se á situação. Esta adaptação que a criança sofre e que se manifesta ao longo do seu desenvolvimento, expressa-se segundo quatro estádios de desenvolvimento a que Piaget se refere como o estádio sensório-motor (dos 0 aos 2 anos). Estádio pré-operatório, Estádio das operações concretas (dos 7 aos 12 anos), Estádio das operações formais (dos 11 aos 16 anos). Cada estádio é caracterizado por diferentes formas de organização mental, que fazem o ser humano se relacionar com o meio em que está rodeado. Todos os indivíduos passam por estes quatro estádios, no entanto o seu começo e fim depende das características de cada indivíduo. Piaget utiliza a observação naturalista para observar espontaneamente as pessoas no seu meio, concluindo então, que o comportamento do indivíduo resulta da interacção com o meio. A história da psicologia ficou marcada pelas investigações que Piaget realizou sobre as funções cognitivas dos indivíduos, sobretudo a percepção, a inteligência e a lógica, dando bastante importância á construção do conhecimento pelos indivíduos.
Esta teoria criada por Piaget permite ainda hoje que psicólogos e pedagogos a apliquem nos seus trabalhos. Para a educação a teoria de Piaget contribuiu para que fosse compreendida a forma como a criança aprende, dando uma referência para a identificação das possibilidades e limitações das crianças. Ao fornecer estas bases, os professores tendem a respeitar as condições mentais dos alunos e aprendem a analisar os seus comportamentos para poder trabalhar de uma forma diferente com eles. Isto porque a abordagem construtivista, defendia que a criança vai construindo o seu conhecimento á medida que vai crescendo, devido á sua interacção com o meio.
Bibliografia:
Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora.
Webgrafia:
Jean Piaget. Disponível [online] em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Piaget [Acedido em 01 de Março de 2011]
Psicologia do desenvolvimento. Disponível [online] em: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/psicologia/psicologia_trabalhos/teoria_desenv.htm [Acedido em 29 de Março de 2011]
O crescimento da criança segundo Jean Piaget. Disponível [online] em: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/psicologia/psicologia_trabalhos/cresccriancapiaget.htm [Acedido em 30 de Março de 2011]
Biografia de Jean Piaget. Disponivel [online] em: http://www.knoow.net/ciencsociaishuman/psicologia/piagetjean.htm#vermais [Acedido em 29 de Março de 2011]
Sem comentários:
Enviar um comentário