Questão 2
O tema da sessão: A Psicologia do Desenvolvimento e a Educação
Destinatários: Adolescentes de um curso de formação profissional
Duração: 1 dia com inicio às 09h30 até às 12h30 e das 14h30 às 17h30
Objectivos: Saber definir desenvolvimento e Psicologia do desenvolvimento; Conhecer a evolução da psicologia; Distinguir as diferentes fases; Compreender a importância do desenvolvimento humano para a educação.
Metodologia: trabalho em PowerPoint, CMapTools, fichas de trabalho
Recursos utilizados: Computador, retroprojector, fotocópias, fichas de trabalho e esferográficas.
Sequencia: Noção de desenvolvimento e de Psicologia do desenvolvimento (1); Evolução histórica da psicologia do desenvolvimento; As diferentes fases da Psicologia do desenvolvimento (2); Realização de uma ficha de trabalho a pares (sobre os temas acima mencionados); Importância da Psicologia do desenvolvimento para a educação (3) (Teorias implícitas, concepção maturacionista e construtivista, metacognição); Realização de uma ficha com perguntas de verdadeiro ou falso; Inquérito de satisfação.
Guião (Sequencia de ideias) 1 - Desenvolvimento e Psicologia do Desenvolvimento Por desenvolvimento entende-se as mudanças que vão ocorrendo no pensamento e nas estruturas do indivíduo ao longo da vida, que resulta da interacção entre factores biológicos e contextuais. É um processo progressivo, contínuo e cumulativo que resulta de uma organização interna que vai crescendo. Inicia-se a partir do momento em que o ser humano nasce. Psicologia do desenvolvimento é “o estudo científico das mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vida de uma pessoa”, in Wikipédia, ou seja, o seu objecto de estudo são todas as etapas pelas quais o indivíduo passa ao longo do ciclo de vida. É um ramo da psicologia que estuda as mudanças ocorridas no indivíduo, como as capacidades de resolução de problemas, aprendizagem da linguagem e formação da identidade.
2- As diferentes fases da Psicologia do desenvolvimento- Recurso a um mapa conceptual (através do programa CMapTools) onde são evidenciadas as várias fases pelas quais a psicologia passou e quais os interesses valorizados pelos teóricos em cada fase. Na primeira fase os interesses valorizados são o desenvolvimento intelectual da criança a maturação e o crescimento. Na segunda fase os interesses valorizados são o estudo da criança, especialmente no estabelecimento de relações entre variáveis que afectam o movimento. Na terceira fase a Psicobiologia e as bases biológicas do comportamento. Por último, na quarta fase são valorizados os estudos no curso da vida.
3- A importância da Psicologia do desenvolvimento na educação. Onde será abordado o conceito de Teorias implícitas, que se apresenta como representações que os indivíduos fazem de conceitos que são utilizados para classificar os seus comportamentos e os dos outros. São representações baseadas, por vezes, em preconceitos e ideias do senso que podem contradizer a ciência. As teorias implícitas dos professores desresponsabilizam-nos quanto ao insucesso escolar dos alunos, delegando essa responsabilidade para o contexto familiar, que devido á sua especificidade não pode ser mudado por metodologias desenvolvidas na escola. Os professores que partem de uma concepção maturacionista vêem o desenvolvimento da inteligência como sendo determinado por factores inatos, um dom natural. Os professores que defendem esta concepção, nas suas representações de inteligência, esta é imutável logo não podendo ser mudada/desenvolvida, escolhem com mais frequência estratégias que exigem a retenção e evocação posterior dos conteúdos leccionados do que aqueles que consideram que os alunos constroem a sua inteligência com base em interacções entre professor e aluno. Professores, pais e alunos são passivos e aceitam os erros como sinónimos de inaptidão definitiva não procurando estratégias que visem melhorar as capacidades, esta atitude é desfavorável para os alunos. Por outro lado, os professores que seguem os princípios da concepção construtivista, acreditam que a inteligência se constrói, nas suas representações de inteligência esta é mudável através da interacção com eles, tendem a utilizar estilos educativos baseados na problematização e em questões abertas que promovam o desenvolvimento da inteligência. Nesta concepção o erro não é sinónimo de incompetência intrínseca e de fracasso mas apresenta-se como uma possibilidade de evoluir, não desmotiva os alunos e contribui favoravelmente para o seu desenvolvimento. Para equilibrar os aspectos construtivistas e maturacionistas surge, a metacognição, que permite aos professores melhorar o desenvolvimento das competências cognitivas dos seus alunos. A metacognição significa de uma maneira geral, a informação que as pessoas têm sobre o seu conhecimento, enquanto resolvem uma actividade. “A metacognição diz respeito, entre outras coisas, ao conhecimento do próprio conhecimento, à avaliação, à regulação e à organização dos próprios processos cognitivos” in texto da net, ou seja permite ao indivíduo conhecer o seu próprio conhecimento, avaliar suas capacidades e limitações e elaborar estratégias com a finalidade de conseguir melhorar os resultados no seu processo de aprendizagem. Facto que contribui para que o aluno se sinta motivado para aprender, assim, a metacognição poderá apresentar-se como um meio de combate ao insucesso escolar.
Webgrafia:
Psicologia do desenvolvimento. Disponível [online] em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_do_desenvolvimento [Acedido em 03 de Abril de 2011]
Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Disponível [online] em : http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n1/16802.pdf
Bibliografia:
Texto 3, Psicologia do Desenvolvimento, UAb, 2011
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